Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4631
Title: Teatro como Palco de uma Sociedade e Transformador de Espaço Público. O Teatro Público do Século XVII.
Authors: Cabeças, Raquel Medina
Advisor: Faria, Miguel Figueira de
Beuvink, Aline Gallasch-Hall de
Keywords: Pátio de Comédias
esfera social
espaço público
arquitectura efémera
cidade de Lisboa
Issue Date: 23-Jun-2020
Abstract: Apresenta-se uma contribuição para a leitura dos espaços públicos teatrais na Lisboa do século XVII. Estudam-se os Pátios de Comédias com particular relevo para o Pátio das Arcas, o primeiro teatro público permanente da cidade. Acompanhamos as transformações citadinas, fazendo confluir perspectivas arquitectónicas, sociais e económicas para se determinar uma evolução construtiva dos teatros na época. Centramo-nos em diferentes dualidades, seja na análise da oposição entre esferas pública e privada, efémero e permanente, intencional e ocasional, estruturas ao ar livre e cobertas, incorporação de classes sociais, entre outras. Sobre o Pátio das Arcas interessou-nos conhecer os fundadores e o rasto que deixaram no meio teatral de Lisboa. Sobre este pátio estabelecemos quatro distintas fases de construção, partilhando as nossas propostas de plantas arquitectónicas, divergentes das até agora apresentadas, num contributo para a história da cidade de Lisboa e do teatro em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/11144/4631
Thesis Degree: Doutoramento em História
Appears in Collections:DH - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Raquel Medina Cabeças.pdf
  Restricted Access
20,53 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.