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dc.contributor.advisorDutschke, Georg-
dc.contributor.authorLourenço, Bruno Miguel Gomes-
dc.date.accessioned2020-10-20T12:31:15Z-
dc.date.available2020-10-20T12:31:15Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4619-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo principal validar o conceito de brand sentiment analysis através de metodologias offline e online. Para tal, consideramos o estudo de caso da Ericeira. O estudo das cidades como marca é um tema de elevada relevância pois, a capacidade de atrair novos cidadãos ou turistas, é fundamental para a sua sustentabilidade. Para a realização do estudo aplicaram-se metodologias qualitativas e quantitativas. Através da aplicação de modelos existentes foram validados os fatores que caracterizam uma cidade como feliz. Com a aplicação de entrevistas de perguntas abertas, e posterior análise de conteúdo, os fatores encontrados foram ajustados à realidade da Ericeira. Através da aplicação de ferramentas e análise de opinion mining foi possível perceber quais as razões (fatores) que, de forma genuína eram partilhados online e que contribuem para a felicidade dos cidadãos e turistas na Ericeira. Por fim, os resultados obtidos com as duas metodologias aplicadas foram comparados. Os fatores encontrados foram: Expectativas, Integração, Vida Citadina, Cultura e Políticas sociais. Estes fatores foram, finalmente, correlacionados com a felicidade sentida pelos habitantes e desta forma as hipóteses consideradas foram validadas. Assim é possível afirmar que a utilização do opinion mining e a análise de brand sentiment permite alavancar resultados de forma rápida e pormenorizada e a tempo real, tornando -se numa ferramenta primordial para as empresas e para o seu desenvolvimento. Possibilita uma rápida adaptação ao mercado posicionando estratégias e criando valor para as que utilizam.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectOpinion Miningpt_PT
dc.subjectCity Brandingpt_PT
dc.subjectBrand Sentiment Analysispt_PT
dc.titleAnálise de sentimentos de marcas através da metodologia offline e online (big data)pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarialpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid202519236pt_PT
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