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Título: A sexta condição: um estudo experimental sobre a percepção das atitudes facilitadoras como agente do desenvolvimento da estima de si de adolescentes dos 13 a 18 anos
Autor: Ding , Andreas Michael
Orientador: Hipólito, João
Palavras-chave: estima de si
adolescentes
sexta condição terapêutica
atitudes facilitadoras
Data: 2010
Resumo: Investigámos neste estudo experimental a sexta condição necessária e suficiente para o desenvolvimento terapêutico da personalidade, mais concretamente, a interrelação entre a percepção por adolescentes, participantes de um counselling psicopedagógico, das atitudes facilitadoras do counsellor e o desenvolvimento da sua estima de si, assim como a interrelação entre este e o tempo que passaram nas sessões de counselling. Verificámos correlações positivas significativas entre a percepção das atitudes facilitadoras e o desenvolvimento da estima de si. A percepção da aceitação incondicional positiva foi a atitude que mais influenciou no crescimento da estima de si, seguida pela congruência e compreensão empática. A evolução positiva da estima de si durante a fase experimental foi geral, traduzindo-se num aumento de aproximadamente 8%, normalizando-se assim em relação ao grupo normativo. A evolução mais positiva aconteceu a nível da estima de si negativa: os adolescentes diminuiram significativamente a negação e depreciação de si. Detectámos também uma correlação positiva entre o tempo de presença nas sessões e a evolução da estima de si: os que mais tempo estiveram presentes nas sessões do counselling, apresentaram uma maior manutenção da sua estima de si positiva, uma diminuição bastante forte da sua estima de si negativa e consequentemente um crescimento da sua estima de si geral. Concluimos que a percepção das atitudes facilitadoras do counsellor ajudou a estes adolescentes a simbolizarem mais as suas experiências e a integrâ-las mais no seu self, chegando assim a uma maior congruência entre o seu self desejado e o self percepcionado, e assim a uma maior estima de si positiva.
URI: http://hdl.handle.net/11144/4608
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento
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