Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4588
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quintela, João | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T13:37:09Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T13:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-07 | - |
dc.identifier.issn | 2182-4339 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4588 | - |
dc.description.abstract | As origens do conceito de tectónica na arquitetura moderna situam-se no final do século XIX através das figuras de Karl Bötticher (Nordhausen, 1806 – Berlim, 1889) e Gottfried Semper (Hamburgo, 1803 - Roma, 1879). Numa entrevista recente o arquiteto Kenneth Frampton (Woking, 1930- ), que dedicou grande parte da sua investigação a este tema (1983, 1990, 1995, 2005) promovendo o entendimento da tectónica como “potencial de expressão construtiva”, destacou um momento particular no qual Otto Wagner (Viena, 1841 - Viena, 1918) se declara dececionado com o seu mestre Gottfried Semper por ter abandonado a primazia pela estrutura e pela expressão construtiva. Para Wagner a forma artística só poderia ser concebida a partir da construção, o que o coloca muito mais próximo da formulação teórica de Karl Bötticher. Este artigo estuda a evolução do conceito de tectónica na transição do Séc. XIX para o Séc. XX analisando as divergências entre o pensamento do teórico alemão Gottfried Semper, e o pensamento de Otto Wagner registado no seu livro “Moderne Architektur: seinen Schülern ein Führer auf diesem Kunstgebiete” (1896), tendo como foco a análise do edifício Postal Savings Bank (Viena, 1905). Neste projeto Wagner põe em prática as suas reflexões teóricas a partir de um detalhe construtivo capaz de relacionar a forma núcleo com a forma artística, dois conceitos que continuam a ter uma possível aplicabilidade prática na arquitetura contemporânea. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CEACT/UAL | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | 17; | - |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Otto Wagner | pt_PT |
dc.subject | Gottfried Semper | pt_PT |
dc.subject | Kenneth Frampton | pt_PT |
dc.subject | forma artística | pt_PT |
dc.subject | forma núcleo | pt_PT |
dc.subject | tectónica | pt_PT |
dc.title | A divergência entre Otto Wagner e Gottfried Semper: uma questão de detalhes | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Estudo Prévio | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | ESTUDO PRÉVIO - 17 [verão 2020] |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EP17-JoaoQuintela-PT.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
EP17-JoaoQuintela_EN.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons