Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4588
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQuintela, João-
dc.date.accessioned2020-07-22T13:37:09Z-
dc.date.available2020-07-22T13:37:09Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.issn2182-4339-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4588-
dc.description.abstractAs origens do conceito de tectónica na arquitetura moderna situam-se no final do século XIX através das figuras de Karl Bötticher (Nordhausen, 1806 – Berlim, 1889) e Gottfried Semper (Hamburgo, 1803 - Roma, 1879). Numa entrevista recente o arquiteto Kenneth Frampton (Woking, 1930- ), que dedicou grande parte da sua investigação a este tema (1983, 1990, 1995, 2005) promovendo o entendimento da tectónica como “potencial de expressão construtiva”, destacou um momento particular no qual Otto Wagner (Viena, 1841 - Viena, 1918) se declara dececionado com o seu mestre Gottfried Semper por ter abandonado a primazia pela estrutura e pela expressão construtiva. Para Wagner a forma artística só poderia ser concebida a partir da construção, o que o coloca muito mais próximo da formulação teórica de Karl Bötticher. Este artigo estuda a evolução do conceito de tectónica na transição do Séc. XIX para o Séc. XX analisando as divergências entre o pensamento do teórico alemão Gottfried Semper, e o pensamento de Otto Wagner registado no seu livro “Moderne Architektur: seinen Schülern ein Führer auf diesem Kunstgebiete” (1896), tendo como foco a análise do edifício Postal Savings Bank (Viena, 1905). Neste projeto Wagner põe em prática as suas reflexões teóricas a partir de um detalhe construtivo capaz de relacionar a forma núcleo com a forma artística, dois conceitos que continuam a ter uma possível aplicabilidade prática na arquitetura contemporânea.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCEACT/UALpt_PT
dc.relation.ispartofseries17;-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectOtto Wagnerpt_PT
dc.subjectGottfried Semperpt_PT
dc.subjectKenneth Framptonpt_PT
dc.subjectforma artísticapt_PT
dc.subjectforma núcleopt_PT
dc.subjecttectónicapt_PT
dc.titleA divergência entre Otto Wagner e Gottfried Semper: uma questão de detalhespt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleEstudo Préviopt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:ESTUDO PRÉVIO - 17 [verão 2020]

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP17-JoaoQuintela-PT.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
EP17-JoaoQuintela_EN.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons