Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/4444
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Stéphane-
dc.contributor.authorPereira, Renato-
dc.date.accessioned2019-12-06T15:29:58Z-
dc.date.available2019-12-06T15:29:58Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn2176-4190-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/4444-
dc.description.abstractMuitos empreendedores acham que o simples investimento em novas tecnologias é suficiente para alcançar o sucesso de suas empresas. Poderá ser um puro engano. Os dados estatísticos não mostram relacionamento entre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (vulgo, NTIC) pelas empresas e a produtividade dessas mesmas empresas. É o famoso paradoxo da informática enunciado pelo Nobel Solow: vemos computadores em todo lugar exceto nas estatísticas. Diferentes tentativas de explicação foram adiantadas. O artigo que apresentamos avança com uma explicação a partir de duas observações: A primeira é que as NTIC parecerem se orientar prioritariamente para as atividades de gestão e administração das empresas; a segunda observação é que as atividades de gestão e administração (que chamaremos atividades auxiliares) jogam um papel peculiar no seio dos outros factores de produção. Na prática, a explicação pode-se resumir à fraca proporção que elas representam no seio das empresas relativamente ao total dos factores de produção e no fato de não haver substituição entre os factores de produção auxiliares e os factores de produção strictu-sensu. O resultado dessas hipóteses são que se as NTIC estão afetas prioritariamente às atividades auxiliares então o impacto na produtividade ficará limitado à proporção que essas atividades auxiliares representam no seio das empresas já que a complementaridade entre as atividades auxiliares e as atividades de produção strictu-sensu impede qualquer transferência do acréscimo de produtividade duma atividade para a outra.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectProdutividadepor
dc.subjectNTICpor
dc.subjectEmpresaspor
dc.titleO impacto das novas tecnologias da informação e da comunicação na produtividade das empresas: um alerta para empreendedorespor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage125por
degois.publication.lastPage132por
degois.publication.titleRevista de Gestão e Empreendedorismopor
degois.publication.volume2, nº1por
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:OBSERVARE - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5 - Carvalho & Pereira (2010).pdf108,5 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.