Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4270
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Chitolina, Renati Fronza | - |
dc.contributor.author | Sciascia, Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T15:12:33Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T15:12:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-01 | - |
dc.identifier.issn | 2183-4806 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4270 | - |
dc.description.abstract | Apesar do acelerado desenvolvimento científico nas investigações em educação, e da construção e disseminação de novos conhecimentos, as dificuldades na educação brasileira são identificadas nos índices apresentados no “Censo Escolar” (2016). O objetivo desta pesquisa, ancorada em práticas educacionais em escolas da rede pública de ensino, consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas articulando ciências e literatura, na educação básica. A pesquisa qualitativa, desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, envolve a observação direta das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em quatro escolas da rede pública, no Sul do Brasil. No grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, pesquisadores e professores discutem as articulações entre ciências e literatura, construindo novas práticas pedagógicas. Os dados se constituem do diário do professor e dos registros dos estudantes realizados nas atividades. Com isso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem conhecimentos de senso comum e conhecimentos científicos, desenvolvendo o hábito e gosto pela leitura e pesquisa, recontextualizando ciências e histórias. Para os estudantes da pesquisa, desenvolver as atividades consiste num novo modo de compreender, aprender e criar, por meio de múltiplas linguagens e conhecimentos em congruência com a multimodalidade da contemporaneidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | EDIUAL | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Construção do conhecimento | por |
dc.subject | Contação de histórias | por |
dc.subject | Ciências | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Tecnologias analógicas e digitais | por |
dc.title | Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Recontextualization of science through storytelling: the learning process | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Psique | por |
degois.publication.volume | XV, nº1 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.-Sciascia.pdf | por |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.8 | por |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019) PSIQUE. Vol.15, nº1(2019) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
128-143 L.Backes +R. Chitolina + C. Sciascia.pdf | 602,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.