Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4268
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ventura, Rita | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Capelas, Sylvie | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T14:56:21Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T14:56:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-01 | - |
dc.identifier.issn | 2183-4806 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4268 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia de um programa de consciência fonológica no nível préescolar, em crianças sem patologias. Foram constituídos dois grupos, controlo e experimental. Apenas o grupo experimental foi submetido ao programa de treino de consciência fonológica (“Teste de Consciência Fonológica”, Castro, Alves, Correia & Soares, 2018), sendo que o grupo de controlo seguiu o desenvolvimento normativo de acordo com o programa do nível pré-escolar. Realizaram-se dois momentos de avaliação para ambos os grupos: a avaliação inicial e a avaliação final após 12 sessões (12 semanas). As crianças com acesso ao programa de estimulação de competências da consciência fonológica, em determinado número de sessões controladas, revelaram resultados significativamente melhores quando comparadas com as crianças sem acesso ao programa, comprovando a eficácia do Programa de Consciência Fonológica no nível Pré-Escolar enquanto medida de intervenção precoce para o desenvolvimento da linguagem, especificamente no que respeita à leitura e à escrita. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | EDIUAL | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | consciência fonológica | por |
dc.subject | avaliação educacionaL | por |
dc.subject | pré-Escolar | por |
dc.subject | terapia da fala | por |
dc.subject | desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | intervenção precoce | por |
dc.subject | estudo longitudinal. | por |
dc.title | Eficácia de um programa de consciência fonológica no pré-escolar | por |
dc.title.alternative | Efficacy of a phonological awareness program in preschool | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Psique | por |
degois.publication.volume | XV, nº1 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/98-109-Rita-Ventura-S.-Figueiredo-Sylvie-Capelas.pdf | por |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.6 | por |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019) PSIQUE. Vol.15, nº1(2019) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
98-109 Rita Ventura + S. Figueiredo + Sylvie Capelas.pdf | 238,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.