Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4265
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kretzer, Eliane Costa | - |
dc.contributor.author | Vieira, Gicele Vergine | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T14:41:51Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T14:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-01 | - |
dc.identifier.issn | 2183-4806 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4265 | - |
dc.description.abstract | A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete as habilidades de reconhecimento da relação grafema-fonema e de construção de sentido, causando prejuízo à competência leitora. Considerando-se a necessidade de encontrar alternativas terapêuticas que estimulem essas habilidades, esta pesquisa investigou as contribuições das mídias digitais para o desenvolvimento da competência leitora, propondo atividades psicopedagógicas de leitura mediadas pelas mídias digitais. Propôs-se uma análise qualitativa das experiências de aprendizagem de um indivíduo disléxico, coletadas por meio de observações e registros de sessões de intervenção psicopedagógica no período de 4 meses. A análise revelou aparente avanço do indivíduo em relação ao aprimoramento das habilidades de decodificação, visto que o uso das mídias digitais parece ter favorecido o processo de identificação de grafemas e fonemas. O uso das mídias digitais pareceu contribuir para que o indivíduo percebesse erros de ordem ortográfica oriundos da similaridade visual dos traços gráficos e de ordem fonológica relacionados à semelhança do traço fonético. Ademais, o indivíduo mostrou-se motivado nas intervenções, demonstrando interesse nas atividades mediadas por mídias digitais. Em suma, os resultados sugerem que a utilização, na clínica psicopedagógica, das mídias digitais operam positivamente tanto no enriquecimento da compreensão leitora como na promoção da autoestima do indivíduo disléxico. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | EDIUAL | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Competência leitora | por |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.title | Dislexia e competência leitora: uma investigação sobre a contribuição das mídias digitais | por |
dc.title.alternative | Dyslexia and reading competence: an investigation on the contribution of digital media | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Psique | por |
degois.publication.volume | XV, nº1 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://journals.ual.pt/psique/wp-content/uploads/2019/07/42-65-Eliane-Kretzer-Gicele-Vieira.pdf | por |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.3 | por |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.15,Nº1(2019) PSIQUE. Vol.15, nº1(2019) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
42-65 Eliane Kretzer + Gicele Vieira.pdf | 352,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.