Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/4198
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Manuel, Margarida Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T11:14:23Z | - |
dc.date.available | 2019-04-30T11:14:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4198 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o tipo diúrno de 87 estudantes universitários e o seu desempenho académico considerando duas turmas do segundo ano dos cursos de Gestão e Psicologia, a frequentar horário diúrno e pós-laboral, da Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões. O tipo diúrno (matutino/vespertino e intermédio) é compreendido como um padrão de personalidade, determinando variação rítmica, sobretudo quanto aos horários de sono e vigília. A variação rítmica e os horários vividos pelas populações universitárias poderão influenciar o rendimento em atividades durante o ciclo de vigília. Foi aplicado à referida população universitária o Questionário Compósito de Matutinidade (QCM) da autoria de Smith e Barton (1989). Integra a bateria de Silva, Azevedo, e Dias (1994), sendo publicada a caracterização psicométrica do QCM em Portugal por Martins et al. (1996). Os resultados sugerem que os alunos dos dois cursos diúrnos apresentam valores que caracterizam o tipo diúrno matutino e vespertino, o qual exerce uma influência significativamente positiva face ao desempenho académico da referida população estudantil. No presente estudo verificou-se uma correlação positiva entre o tipo diúrno matutino/vespertino e o aproveitamento dos estudantes, pelos valores que obtiveram sendo: 13,69 correspondente à média do último semestre (MUS) e 13,93 relativa à média do último ano letivo (MUAL). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | sono | por |
dc.subject | tipo diúrno | por |
dc.subject | população universitária | por |
dc.subject | horário diúrno e póslaboral | por |
dc.subject | desempenho académico | por |
dc.title | A relação entre tipo diurno e o desempenho académico de alunos universitários em horário diurno e pós-laboral | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito | por |
dc.identifier.tid | 202213196 | por |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Margarida Almada (1).pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.