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http://hdl.handle.net/11144/3988
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pires, Mónica | - |
dc.contributor.author | Ventura, Inês | - |
dc.contributor.author | Carvalha, Inês | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T16:42:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T16:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Ventura, I., Pires, M. & Carvalha (2018). Famílias Multiproblemáticas, Estilos parentais e interações diádicas: Análise de uma Intervenção pelo brincar. Abstracts from the 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses The Psychologist: Practice & Research Journal, Supp 1(1), S32. | por |
dc.identifier.issn | 2184-3317 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3988 | - |
dc.description.abstract | No âmbito dos estudos de família, desenvolvemos o presente trabalho quantitativo, exploratório e longitudinal, que pretende descrever uma amostra clínica composta por nove díades, com crianças em idade pré-escolar, referenciadas pelos técnicos dos equipamentos de resposta à 1ª Infância de um bairro social de Lisboa. E avaliar uma intervenção diádica, mãe – criança, pelo brincar em três momentos (T0, T1 e T2). Inicialmente, realizámos uma entrevista semiestruturada, submetida a uma análise lexical, permitindo conhecer as características e história clínica das famílias, consideradas multiproblemáticas em risco. O DPICS, para a observação sistemática da interação diádica, em três situações gravadas, nomeadamente, o brincar livre, o brincar dirigido e a arrumação, nos três momentos de avaliação. E a aplicação do questionário PAQ-P, para conhecer os Estilos de Autoridade Parental percecionados, no início e no fim da avaliação. Verificámos que as características familiares aparentam estar relacionadas com alterações de vida e eventos de vulnerabilidade/violência e, consequentemente, na forma como é estabelecida a díade. Relativamente, à intervenção pelo contexto lúdico, constatamos a possibilidade surtir alterações na comunicação diádica, com o aumento da componente afetiva e reflexiva. Entre situações de interação, verificamos que a exigência esperada, diferencia na comunicação e nas ordens verbalizadas. Relativamente aos estilos parentais, é predominante o estilo autoritativo e autoritário. Assim sendo, o desenvolvimento deste trabalho mostra-se importante a nível preventivo e na estimulação de competências nestas famílias, para que seja fortalecido e enriquecido um funcionamento familiar saudável. Palavras-chave: , , Estilos parentais, Intervenção Diádica | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Ordem dos Psicólogos | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Famílias multiproblemáticas | por |
dc.subject | Interação MãeCriança | por |
dc.subject | Estilos parentais | por |
dc.title | Famílias Multiproblemáticas, Estilos Parentais e Interações Diádicas: Análise de uma Intervenção pelo Brincar | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 32 | por |
degois.publication.lastPage | 32 | por |
degois.publication.location | Braga | por |
degois.publication.title | Abstracts from the 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses | PPRJ. Supplement 1(1), September 2018, S1-S293 | por |
degois.publication.volume | 1,nº 1 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | CIP - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ventura, Pires & Carvalha (2018) Famílias Multiproblemáticas, Estilos Parentais e Interações Diádicas_.pdf | 88,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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