Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3887
Título: Literacia mediática e cidadania: práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa
Autor: Lopes, Paula
Palavras-chave: Literacia
Literacia mediática
Cidadania
Práticas mediáticas
Práticas de cidadania
Competências-chave
Competências de literacia mediática
Media
Novos media
Jornalismo
Jornalistas
Informação
Estudantes
Adultos
Data: 2013
Editora: ISCTE-IUL
Resumo: A relação entre literacia mediática e o exercício de uma cidadania ativa tem vindo a ser destacada, de forma explícita, desde os anos 80 do século XX. Sem grande controvérsia, a literacia mediática, entendida como recurso ou competência-chave nas sociedades contemporâneas, é afirmada como “condição essencial para o exercício de uma cidadania ativa e plena” (Comissão das Comunidades Europeias, 2009), potenciando a integração – política, social, cívica –, a mobilização e a participação comunitária. Este trabalho reflete sobre estas questões e submete a investigação rigorosa a hipótese de que a literacia mediática dos cidadãos tenha impacto relevante nas suas práticas de cidadania. A operacionalização da investigação teve por base uma estratégica metodológica quantitativa-extensiva, envolvendo a aplicação de um inquérito por questionário e de uma prova de literacia mediática a uma amostra de cerca de 500 estudantes adultos, a frequentar ações EFA, em estabelecimentos do ensino básico e secundário, e cursos de licenciatura e mestrado, em estabelecimentos do ensino superior, na Grande Lisboa, no ano letivo 2011-2012. Os resultados mostram uma clara divisão entre gerações no acesso à informação; que apenas uma minoria dos inquiridos gera conteúdos e participa publicamente online; uma baixa propensão para a integração e para a participação política, social ou cívica. Os resultados revelam que as competências de literacia mediática são determinadas pela escolaridade e pela idade, e que essas competências não parecem ser determinantes para uma cidadania ativa e plena. A relação entre competências de literacia mediática e práticas de cidadania revelou-se pouco – ou mesmo nada – significativa.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3887
Versão do editor: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/8666/1/TESE_FINAL_Paula_Lopes_JURI.pdf
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