Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3877
Título: Literacia mediática: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa
Autor: Lopes, Paula
Palavras-chave: Literacia mediática
Práticas mediáticas
Competências de literacia mediática
Data: 2015
Editora: ISCTE-IUL and OberCom
Resumo: Será que os adultos em formação na Grande Lisboa retratam o país de consumos informativos tipicamente baixos, de que falavam Hallin e Mancini em 2004? Será que se mantêm os baixos níveis de interesse pelas notícias afirmados por José Rebelo e a sua equipa de investigadores, em 2008? Será que, na utilização de internet, a prática mais comum entre estes adultos é a gestão de emails, como revelado pelo Observatório da Comunicação em 2012? E será que os efeitos da exposição aos media (old e new media) condicionam as competências de literacia mediática dos indivíduos? Este texto apresenta alguns resultados do projeto de investigação “Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), entre 2009 e 2013, e enquadrado no Programa de Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL. Algumas pistas: os resultados mostram uma clara divisão entre gerações no acesso à informação e que apenas uma minoria gera conteúdos e participa publicamente online.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3877
ISSN: 1646-5954
Versão do editor: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/771/711
Aparece nas colecções:DCC - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
771-3271-1-PBLiteracia.pdf538,34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons