Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3876
Título: Deve-se ensinar o povo a ler?
Autor: Lopes, Paula
Palavras-chave: Literacia mediática
Sociedade
Portugal
Data: 2014
Editora: UALMedia
Resumo: Na semana dos media, reconhecemos a "explosão da informação” e assumimos a importância da educação para os media e da literacia mediática nas sociedades atuais. Nas mediacracias contemporâneas, nestas sociedades altamente dominadas pelos media e pelos seus discursos e mensagens, as consequências da abundância de informação – e da velocidade de produção, de processamento, de reprodução e de distribuição e partilha que a caracteriza – podem ser vistas de duas perspetivas. A primeira, uma visão ingénua e positiva, impele-nos a olhar e a pensar sobre nós próprios como indivíduos muito mais informados, mais sábios (vampirizando a expressão de Prensky) e ilustrados, do que os nossos antepassados. A segunda, um olhar mais crítico e mais cético, obriga-nos a pensar a nossa própria identidade como uma identidade quase esquizofrénica: múltipla, descentrada, dispersa.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3876
Versão do editor: http://www.ualmedia.pt/pt/dossie.asp?det=16806§ion=Literacia_Mediatica&title=Deve-se-ensinar-o-povo-a-ler&id=2778&mid=
Aparece nas colecções:DCC - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Deve-se ensinar o povo a ler_ - Literacia Mediática - Dossiers - UALMedia.pdf79,16 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.