Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3797
Título: Empowerment, género e ingresso na universidade após os 23 anos
Autor: Sommer, Manuel
Pires, Paula
Pires, Mónica
Nunes, Odete
Hipólito, João
Brites, Rute
Palavras-chave: Ensino Superior
Ingresso
Empowerment
Género
Data: 13-Fev-2010
Resumo: A recente reforma do Ensino Superior permitiu o ingresso na Universidade a pessoas maiores de 23 anos que interromperam os seus estudos. Esta nova realidade, com forte impacto individual, se por um lado pode acarretar dificuldades, por outro pode fomentar o empowermentindividual. Este processo de capacitação académicae pessoal poderá ser vivenciado diferentemente por homens e mulheres. O seu estatuto socioprofissional, os papéis familiares e sociais influenciarão variáveis como a motivação, as expectativas e a capacidade de adaptação de cada um. Serão apresentados os resultados da comparação entre géneros de uma amostra constituída por 242 alunos do ensino superior (um grupo ao abrigo do regime de maiores de 23 anos e um grupo de alunos do regime regular de ingresso) relativamente à Escala Portuguesa deEmpowerment e a um questionário de ingresso no Ensino Superior construído para efeitos desta investigação. Será ainda analisada a relação com outras variáveiscomo a universidade frequentada e respectivo curso, estado civil e situação profissional.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3797
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