Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3608
Título: Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior
Autor: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: Desempenho cognitivo
Lingua segunda
Data: 2008
Editora: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba
Citação: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior, In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x-x, Cuba: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba , 2008.
Resumo: A internacionalização do Ensino superior conta com um importante factor que advém precisamente do sentido da globalização que lhe é inerente: a linguagem enquanto ferramenta de comunicação. Este aspecto tornou-se cada vez mais importante na medida em que as Instituições recebem cada vez mais alunos de diferentes países, com culturas e códigos linguísticos distintos. A sua integração constitui objectivo crucial, de modo a promover a optimização do bem-estar psicossocial e académico geral, em que a competência linguística (em Língua Segunda) se torna indispensável para a compreensão dos conhecimentos a veicular. Do ponto de vista pedagógico e didáctico, novos paradigmas de avaliação, de cariz essencialmente de diagnóstico, se manifestam. Deste modo, será apresentada uma bateria de testes, elaborada em formato electrónico, concebida a pensar na avaliação de diferentes competências cognitivas e que permita testar um quadro de hipóteses que será devidamente descrito. Este estudo conta com três fases de aplicação da bateria, sendo que nos reportaremos à primeira fase, que integra alunos com diferentes experiências migratórias. Na amostra observada e rigorosamente seleccionada, encontramos um grupo específico de alunos de Ensino Superior que são avaliados em comparação com os restantes grupos, discriminados por faixas etárias e nacionalidades, sendo que será aqui discutida a destreza que os sujeitos mais velhos podem exibir relativamente a realizações fonológicas e cognitivas gerais, entrando em dissonância com resultados de trabalhos científicos anteriores que se desenvolvem na mesma área.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3608
Aparece nas colecções:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo cuba 2.pdf203,26 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.