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dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-04-06T11:27:51Z-
dc.date.available2018-04-06T11:27:51Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier978 989 95857 1 3en_US
dc.identifier.citationFigueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. In Atas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da educação , 223-232, ISBN: 978 989 95857 1 3. Madeira: Universidade da Madeira, 2008.por
dc.identifier.isbn978 989 95857 1 3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3607-
dc.description.abstractNuma altura em que, nas nossas escolas polisocializam cerca de 120 nacionalidades, locutores de oitenta línguas distintas, sendo que um em cada quatro desses locutores têm sérias dificuldades com o Português e cinco por cento não entende nada (DGIDC, 2005; Comissão da União Europeia, 2004), torna-se imprescindível a elaboração de meios para preservar e promover a comunicação, para explorar competências e combater o insucesso escolar, ultrapassando a insuficiência de dispositivos de ensino/aprendizagem da língua, formais e informais, que actualmente se verifica. Assim, numa primeira parte deste trabalho, será comentada a importância que a aprendizagem e ensino em ambiente multimédia têm revelado no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como a influência de factores tais como a personalidade, estilo de aprendizagem, cognitivo, interactivo e motivação na aprendizagem assistida por computador, na perspectiva interactiva e exploratória. Num segundo momento serão apresentados os princípios organizadores, critérios de selecção de competências e actividades, configuração interactiva e objectivos de um Programa Interactivo inovador que se destina, essencialmente, a imigrantes de várias nacionalidades (e línguas), situados nos níveis A1, A2, B1 de proficiência em Português (QECR, 2001).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPersonalidadepor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.titleAprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo.por
dc.typearticlepor
dc.date.updated2018-03-19T01:57:06Z-
degois.publication.firstPage223por
degois.publication.lastPage232por
dc.peerreviewednopor
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