Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3607
Título: | Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. |
Autor: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem Linguagem Personalidade Competências |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade da Madeira |
Citação: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. In Atas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da educação , 223-232, ISBN: 978 989 95857 1 3. Madeira: Universidade da Madeira, 2008. |
Resumo: | Numa altura em que, nas nossas escolas polisocializam cerca de 120 nacionalidades, locutores de oitenta línguas distintas, sendo que um em cada quatro desses locutores têm sérias dificuldades com o Português e cinco por cento não entende nada (DGIDC, 2005; Comissão da União Europeia, 2004), torna-se imprescindível a elaboração de meios para preservar e promover a comunicação, para explorar competências e combater o insucesso escolar, ultrapassando a insuficiência de dispositivos de ensino/aprendizagem da língua, formais e informais, que actualmente se verifica. Assim, numa primeira parte deste trabalho, será comentada a importância que a aprendizagem e ensino em ambiente multimédia têm revelado no contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como a influência de factores tais como a personalidade, estilo de aprendizagem, cognitivo, interactivo e motivação na aprendizagem assistida por computador, na perspectiva interactiva e exploratória. Num segundo momento serão apresentados os princípios organizadores, critérios de selecção de competências e actividades, configuração interactiva e objectivos de um Programa Interactivo inovador que se destina, essencialmente, a imigrantes de várias nacionalidades (e línguas), situados nos níveis A1, A2, B1 de proficiência em Português (QECR, 2001). |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3607 |
ISBN: | 978 989 95857 1 3 |
Outros identificadores: | 978 989 95857 1 3 |
Aparece nas colecções: | CIP - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo para Colóquio Funchal.pdf | 261,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.