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http://hdl.handle.net/11144/3513
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Carlos Fernandes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T13:24:15Z | - |
dc.date.available | 2018-03-20T13:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier | ISSN: 0214-9877 | en_US |
dc.identifier.citation | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda, International Journal of Developmental and Educational Psychology:Psicologia de la Educación, 1, 2, 159-168, 2008. | por |
dc.identifier.issn | ISSN: 0214-9877 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3513 | - |
dc.description.abstract | A linguagem materna é adquirida em moldes distintos de aquisição da linguagem segunda, quando ocorrem em idades diferentes, e não em simultâneo. Na primeira aquisição os factores biológicos intervêm mais evidentemente e com maior eficácia, sendo que factores como os afectivos passam a concorrer com aqueles na aprendizagem de segunda linguagem. Poderemos evocar períodos críticos para justificar em que termos se processa a aquisição de níveis de língua, bem como para explicitar os estados de fossilização ou estabilização. A fossilização corresponde à cristalização de estruturas que dificultam o processo e o processamento e, classicamente, os aprendentes adultos são considerados como os mais propensos a sofrerem desta “patologia” quando em contexto de aprendizagem de Língua Segunda. Método: Para a avaliação do desempenho cognitivo, no contexto linguístico, de 61 aprendentes (amostra de controlo) de Língua segunda (Português) e de 82 monolingues/nativos (amostra de controlo), com idades compreendidas entre os 7 e os 30 anos, foi aplicada uma bateria de testes preparada electronicamente para o efeito. Resultados e Conclusões: Serão discutidos resultados referentes à competência de descodificação linguística em testes variados (12) e, assim, discutida a teoria do período sensível para a aquisição de linguagem, sugerindo a hipótese de uma arquitectura do sistema linguístico mental, que pode ser estabilizada/fossilizada. A bateria desenvolvida prevê-se como um futuro instrumento de aplicação educacional, enquanto possível diagnóstico de competências e/ou níveis de proficiência em Língua. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Língua materna | por |
dc.subject | Segunda Língua | por |
dc.title | Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda | por |
dc.type | article | por |
dc.date.updated | 2018-03-16T16:02:39Z | - |
degois.publication.firstPage | 159 | por |
degois.publication.lastPage | 168 | por |
degois.publication.title | International Journal of Developmental and Educational Psychology | por |
degois.publication.volume | 1 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | CIP - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Int_Journal_Developmental_Educ_Psychology.pdf | 88,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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