Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3492
Título: Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective
Autor: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: programa de intervenção
Língua Segunda
alunos imigrantes
medição
descodificação fonética
plasticidade
Data: Set-2013
Editora: ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P
Citação: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective, Revista Migrações, 11, 213-230, 2013.
Resumo: O campo educacional mantém-se, em Portugal, sem medidas vá- lidas no que respeita à avaliação de alunos imigrantes. O objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um instrumento electrónico fiável para avaliar os comportamentos verbais, ao nível da consciência fonológica e das competências linguísticas específicas de aprendentes de Língua Segunda. Por um lado, o instrumento avalia capacidades no domínio da descodificação fonética e fonológica, examinando as diferenças entre os locutores estrangeiros (aprendentes de Português como Língua Segunda); por outr lado, o objetivo é observar a performance cognitiva em diferentes contextos, com vários alunos, nas escolas portuguesas. Após a revisão teórica de conceitos e a perspetiva proposta para os processos de descodificação fonética, serão apresentados os resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes especificamente no que respeita ao desempenho de aprendentes de Língua Segunda (amostra do estudo) nas provas de segmentação e de pares mínimos. Os alunos mais velhos exibem uma competência maior do que os mais novos, revelando maior estrutura e menor interferência no nível fonológico. A “homopheneity” sugere-se como o constrangimento para a descodificação fonética e perceção. A bateria de testes apresenta-se como um instrumentos importante de diagnóstico a adequar ao contexto educativo vigente na sociedade multicultural.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3492
ISSN: 1646-8104
Aparece nas colecções:CIP - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
revista_migrações.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.