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dc.contributor.authorLoureiro, Ana-
dc.contributor.authorCarvalho, António Neves de-
dc.date.accessioned2017-11-08T17:08:13Z-
dc.date.available2017-11-08T17:08:13Z-
dc.date.issued2011-11-17-
dc.identifier.isbn978-989-8191-53-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3269-
dc.description.abstractActualmente é consensual a ideia de que as empresas não se podem dissociar das questões ambientais, económicas e sociais com que a humanidade se vem confrontando, e que assumem em alguns casos uma dimensão e carácter de urgência irrefutável. Por outro lado, há um reconhecimento de que as empresas estão, de um lado, na origem de algumas das questões, e de outro, podem fazer a diferença na resolução das mesmas questões. Assim, a orientação para a sustentabilidade assume cada vez mais relevância nos contextos organizacionais, tornando-se uma questão estratégica para as empresas. Tendo começado por tratar de questões estritamente ambientais, a abordagem de diferentes grupos empresariais tem vindo a tornar-se mais abrangente para responder às diferentes dimensões da sustentabilidade. As empresas procuram agora integrar nas suas estratégias as questões relevantes para essas diferentes dimensões, nomeadamente a responsabilidade ambiental, económica e social. Por outro lado, enquanto inicialmente as acções das empresas se deviam essencialmente a uma necessidade de responder a imperativos legais, foram depois tornando-se iniciativas que vão para além das imposições normativas e assumem um carácter mais voluntário e até diferenciador. As implicações desta evolução estratégica traduzem-se numa maior expectativa quer da parte da sociedade civil quer do próprio meio empresarial face à forma como as empresas podem ou vão responder aos desafi os em matéria de sustentabilidade que se colocam para o futuro, nomeadamente no que toca a temáticas como o consumo sustentável, a gestão da procura, a disponibilidade de água, a preservação da biodiversidade ou os impactos sociais da actividade empresarial. Esta evolução será ilustrada, nesta comunicação, com casos de um grupo português do sector energético.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjectestratégia empresarialpor
dc.titleA estratégia de sustentabilidade das empresas no contexto internacionalpor
dc.typearticlepor
degois.publication.titleOBSERVARE 1st International Conference - International trends and Portugal's positionpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://observare.autonoma.pt/conference/images/stories/conference%20images%20pdf/S2/Ana_Loureiro_Antonio_Carvalho.pdfpor
Aparece nas colecções:I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE

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