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dc.contributor.authorPacheco, Raquel-
dc.date.accessioned2017-11-06T12:50:31Z-
dc.date.available2017-11-06T12:50:31Z-
dc.date.issued2011-10-
dc.identifier.issn1518-5648-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3240-
dc.description.abstractEste artigo baseia-se no trabalho de campo desenvolvido durante pesquisa realizada numa escola pública na cidade de Lisboa. Utilizamos o cinema como meio para refl exão sobre a violência, cidadania e juventude. Nossa intenção foi tentar perceber, através de alguns fi lmes, por um lado o movimento que ocorre quando o cinema de fi cção aborda a temática da realidade de crianças e jovens pobres e excluídos, trazendo a vida destes jovens para as telas; por outro lado, a visão que os jovens têm destes fi lmes, utilizando o cinema como meio para que eles pudessem se sentir estimulados para externalizar o que pensam, sentem e veem. Para entendermos o olhar dos jovens, desenvolvemos uma pesquisa etnográfi ca, durante seis meses, e utilizamos como “campo” uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa. O objetivo dessa investigação foi perceber como os jovens se veem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, as mídias etc.) da qual fazem parte. Foi utilizado como ferramenta de registro de pesquisa, por parte da autora, um “diário de bordo” retratando o dia a dia na escola. A fi losofi a deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialética de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição de fi lmes, nas aulas e nos encontros, de uma maneira geral, que estimulamos o questionamento e a problematização, e a partir de questões, opiniões e ideias realizamos um vídeo. Através da educação para, com e sobre as mídias, utilizamos conceitos de comunicação, educação e participação, trabalhando temáticas relacionadas ao dia a dia destes jovens. O produto fi nal deste projeto foi um documentário em que os alunos foram os protagonistas em todas as etapas de realização: da pré-produção à fi nalização.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEDITORA UEPG. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensinopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMídia educaçãopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectPesquisa etnográficapor
dc.titleNós também temos voz: dinâmicas e movimentos em análisepor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage85por
degois.publication.lastPage105por
degois.publication.locationParaná - Brasilpor
degois.publication.titleOlhar de Professorpor
degois.publication.volume14, nº 1por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.5212/OlharProfr.v.14i1.0005por
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