Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3240
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T12:50:31Z | - |
dc.date.available | 2017-11-06T12:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2011-10 | - |
dc.identifier.issn | 1518-5648 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3240 | - |
dc.description.abstract | Este artigo baseia-se no trabalho de campo desenvolvido durante pesquisa realizada numa escola pública na cidade de Lisboa. Utilizamos o cinema como meio para refl exão sobre a violência, cidadania e juventude. Nossa intenção foi tentar perceber, através de alguns fi lmes, por um lado o movimento que ocorre quando o cinema de fi cção aborda a temática da realidade de crianças e jovens pobres e excluídos, trazendo a vida destes jovens para as telas; por outro lado, a visão que os jovens têm destes fi lmes, utilizando o cinema como meio para que eles pudessem se sentir estimulados para externalizar o que pensam, sentem e veem. Para entendermos o olhar dos jovens, desenvolvemos uma pesquisa etnográfi ca, durante seis meses, e utilizamos como “campo” uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa. O objetivo dessa investigação foi perceber como os jovens se veem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, as mídias etc.) da qual fazem parte. Foi utilizado como ferramenta de registro de pesquisa, por parte da autora, um “diário de bordo” retratando o dia a dia na escola. A fi losofi a deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialética de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição de fi lmes, nas aulas e nos encontros, de uma maneira geral, que estimulamos o questionamento e a problematização, e a partir de questões, opiniões e ideias realizamos um vídeo. Através da educação para, com e sobre as mídias, utilizamos conceitos de comunicação, educação e participação, trabalhando temáticas relacionadas ao dia a dia destes jovens. O produto fi nal deste projeto foi um documentário em que os alunos foram os protagonistas em todas as etapas de realização: da pré-produção à fi nalização. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | EDITORA UEPG. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Mídia educação | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Pesquisa etnográfica | por |
dc.title | Nós também temos voz: dinâmicas e movimentos em análise | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 85 | por |
degois.publication.lastPage | 105 | por |
degois.publication.location | Paraná - Brasil | por |
degois.publication.title | Olhar de Professor | por |
degois.publication.volume | 14, nº 1 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0005 | por |
Aparece nas colecções: | DCC - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Olhar de Professor_Nós também temos voz.pdf | Nós também temos voz: dinâmicas e movimentos em análise | 315,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.