OBSERVARE - Congresso Internacional : [125] Página principal da comunidade Visualizar estatísticas

A maior realização pública, de natureza científica, da unidade de investigação em Relações Internacionais, OBSERVARE, da Universidade Autónoma de Lisboa.

Browse

Colecções da comunidade

Logo

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE [76]

Importante momento de confluência de especialistas portugueses e estrangeiros em Relações Internacionais, o Congresso esteve centrado no tema “As tendências internacionais e a posição de Portugal”. Além dos investigadores do próprio OBSERVARE e de docentes da UAL, participaram numerosos investigadores de outros centros universitários, designadamente aqueles com quem se estabeleceu uma parceria própria para o efeito: a Fundação Carolina de Madrid, o NOREF de Oslo, o NICPRI da Universidade do Minho, o IPRI da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Estudos Superiores Militares, o Instituto de Defesa Nacional, o Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, a Rede Portuguesa de Estudos de Segurança e o Observatório Género e Violência Armada do CES da Universidade de Coimbra.

Logo

II CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE [25]

Este novo evento científico partiu do centenário da Primeira Grande Guerra para promover uma reflexão sobre a influência desse conflito na situação mundial, não em perspectiva histórica, mas na óptica própria do estudo das relações internacionais; mais concretamente o Congresso visa aprofundar o impacto da Primeira Guerra Mundial no direito humanitário e na formação da disciplina universitária de Relações Internacionais, as consequências que dela resultaram tanto para as guerras futuras como para os sistemas de segurança colectiva, e as transições que se operaram no uso da violência ao longo destes cem anos.

Logo

III CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE [24]

Na sua terceira edição, o Congresso OBSERVARE adquiriu uma notável projecção internacional, com participantes vindos de mais de sessenta Universidades de 16 países diferentes. Tal facto obrigou a antecipar os trabalhos para a tarde do dia 17 de Maio de 2017, com painéis temáticos a decorrer na Universidade Autónoma de Lisboa. Decorreram, como previsto, nos dias 18 e 19 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, as sessões plenárias e painéis temáticos, contando com a participação de oradores portugueses e estrangeiros que promoveram um debate enriquecedor dos grandes temas do III Congresso OBSERVARE.