Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3217
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T11:43:10Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T11:43:10Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | - |
dc.identifier.citation | Pacheco, Raquel (2009). Quando os Jovens Ganham Voz: Percursos de Uma InvestigaçãoAcção. In Crianças e Jovens em Notícia, coord. Cristina Ponte, 1ª ed., Lisboa : Livros Horizonte, p. 204-220, ISBN 9789722416573. | por |
dc.identifier.isbn | 9789722416573 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3217 | - |
dc.description.abstract | O capítulo apresenta o trabalho de investigação-acção desenvolvido durante a tese de mestrado Quando jovens ganham voz. Uma pesquisa etnográfica sobre media e culturas juvenis. O projecto foi realizado com jovens de uma escola secundária situada dentro da zona urbana de Lisboa e enquadra-se na linha de orientação do Projecto Crianças e Jovens em Notícia que procura identificar, compreender e analisar os modos e formas de recepção de crianças e jovens em relação aos media. Assim, o objectivo desta investigação foi perceber a visão destes jovens, como eles se vêem e pensam ser vistos pela sociedade (o que inclui o cinema, os media, etc.) da qual fazem parte. Para isso, trabalhamos conceitos como violência e cidadania. A partir da exibição dos filmes Zona J e Cidade de Deus foram realizados debates em grupo, onde trabalhamos esses temas de acordo com a realidade e o dia a dia destes jovens. Foi utilizado como ferramenta de registo de pesquisa (por parte da investigadora) um diário de bordo retratando os encontros. A filosofia deste trabalho de campo baseia-se na pedagogia dialéctica de Paulo Freire. É através do diálogo problematizante desenvolvido principalmente após a exibição dos filmes, nas aulas e nos encontros de uma maneira geral, que pretendíamos estimular o questionamento e a problematização e a partir de questões, opiniões e ideias realizar um vídeo onde estes rapazes foram os protagonistas, tanto no processo de idealização (pré-produção), como no processo de produção/execução e pós-produção (edição, música, etc.). O vídeo realizado é um documentário de 28 minutos, composto basicamente por depoimentos de vários jovens (alguns alunos da turma, outros alunos da escola e também de fora desta) e tem como objectivo ser um veículo para que estes jovens ganhem voz, contem a sua versão da história e sejam protagonistas do seu próprio filme, da sua própria história de vida. A metodologia utilizada, os acertos, (des)acertos e resultados obtidos através desta investigação serão relatados nesta comunicação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Livros Horizonte | por |
dc.relation | FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, POCI/COM/60020/2004 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | culturas juvenis | por |
dc.subject | cinema e educação | por |
dc.subject | educação para os media | por |
dc.subject | literacia mediática | por |
dc.title | Quando os jovens ganham voz: percursos de uma investigação-acção | por |
dc.type | bookPart | por |
degois.publication.firstPage | 204 | por |
degois.publication.lastPage | 220 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Crianças e Jovens em Notícias | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | DCC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capítulo do livro sobre vozes de crianças e jovens em notícias.pdf | Quando os Jovens Ganham Voz: Percursos de Uma Investigação-Acção | 783,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.