Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3157
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Inês-
dc.contributor.authorReis, Bruno-
dc.contributor.authorLopes, Paula-
dc.contributor.authorQuintas, Célia-
dc.date.accessioned2017-08-03T13:40:03Z-
dc.date.available2017-08-03T13:40:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAmaral, I.; Carriço Reis, B.; Lopes, P. e Quintas, C. (2017). Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais. Estudos em Comunicação, 24, 107-131.por
dc.identifier.issn1646-4974-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3157-
dc.description.abstractNa cultura juvenil, as lógicas de mobilidade, multiscreen e multitarefa permitem equacionar novas práticas mediáticas numa era de convergência das pla- taformas digitais e dos consumos em cross-media. Neste artigo, descrevemos indicadores de atividades online de jovens portugueses com o objetivo de analisar as suas práticas mediáticas digitais e os consumos em rede que decorrem da apropriação dos recursos técnicos. O estudo empírico foi operacionali- zado com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 1814 estudantes a frequentar o Ensino Básico (3o ciclo), Secundário e Profissional, em estabelecimentos de ensino nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental. Os resultados revelam que as práticas sociais em rede têm maior prevalência e que os consumos digitais de acesso são os mais constantes: em rigor, os consumos mais significativos estão associados ao entretenimento, com diferentes práticas mobilizadas. Numa perspetiva de sociabilidade em rede orientada à interação com os pares, verificámos que as competências técnicas podem limitar o consumo tecnológico destes jovens.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectjovenspor
dc.subjectpráticas digitaispor
dc.subjectconsumos digitaispor
dc.titlePráticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitaispor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage107por
degois.publication.lastPage131por
degois.publication.locationCovilhãpor
degois.publication.titleEstudos em Comunicaçãopor
degois.publication.volume24por
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/70por
dc.identifier.doi10.20287/ec.n24.a06por
Aparece nas colecções:DCC - Artigos/Papers
NIPCOM - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Amaral, Carriço Reis, Lopes e Quintas - Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais.pdf494,17 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons