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http://hdl.handle.net/11144/3132
Título: | Construção de uma escala para medir a Escola Promotora de Saúde |
Autor: | Souza, Andrea Laneiro, Tito Fator, Tânia Nitzsche, Martina Ribeiro, Luisa |
Palavras-chave: | Escola Promotora de Saúde escala escola saúde |
Data: | Mai-2016 |
Resumo: | A Escola como Promotora de Saúde (EPS) pretende que a escola assuma um papel importante na promoção da saúde mental, física e social no seu seio e no da comunidade em que se insere. Com o apoio da OMS foram constituídas diversas redes, tais como a Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde e a Rede Latino-Americana de Escolas Promotoras de Saúde. Perante a exiguidade de instrumentos que permitam aceder ao conhecimento deste conceito e da relevância da sua implementação o nosso objetivo foi desenvolver uma escala, a Escola Promotora de Saúde (EPS). Este estudo realizado no Brasil contou com uma amostra composta por 264 participantes, sendo 212 (80%) do género feminino e 52 (20%) do género masculino, com idades compreendidas entre os 21 e 71 anos. A maioria são professores (75%). O instrumento é composto por 52 itens respondidos numa escala tipo Likert de 1 (Nunca) a 7 (Sempre). Apesar deste conceito estar descrito na lei brasileira em 10 fatores, a Análise de Componentes Principais (ACP) da amostra em estudo detetou um modelo de 4 fatores: o Fator 1 (Projetos, α = .90); o Fator 2 (Reconhecimento e Realização, α = .73); o Fator 3 (Comunidade, α = .62); e o Fator 4 (Saúde, α = .86), que explicam 27%, 6%, 5% e 5% da variância total, respetivamente. Os resultados do nosso estudo contribuem para a avaliação do EPS, apontando para a necessidade de mais investigação aprofundada sobre a medição deste conceito. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3132 |
Aparece nas colecções: | CIP - Comunicações em conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Comunicação4_Escola Promotora_Luisa.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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