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dc.contributor.advisorLaneiro, Tito-
dc.contributor.authorChaves, Etelvina da Conceição Coche da Costa-
dc.date.accessioned2017-06-05T17:10:45Z-
dc.date.available2017-06-05T17:10:45Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3069-
dc.description.abstractO estudo incide sobre a temática do Stress Ocupacional e a sua relação na Voz do Professor, apoia-se numa amostra de 82 professores portugueses. Os dados recolhidos permitem agrupar os inquiridos com as variáveis sociodemográficas: 37% são do género masculino e 52% do género feminino. Com idades compreendidas entre os 30 e 61 anos, o valor médio da idade é de 48,5 anos, com dispersão de valores de 14%. Os anos de serviço apresentam valor médio de 23,9 anos, com dispersão de valores de 32%. Na amostra, 55% das escolas têm 25 ou 26 alunos por turma. O tratamento estatístico foi feito com ajuda do programa SPSS. Perceber o stress ocupacional associado ao perfil dos professores, foi analisada a relação com a EPSO-D e o fator EPSO4 com os distúrbios vocais determinados pela Escala do Protocolo Anamnese Vocal e respetivos fatores. Concluímos que 52% dos professores são disfónicos consideram ter disfonia a patologia de início foi súbita. Dados obtidos na subamostra dos docentes 60% consideram ter disfonia, proveniente das “Condições de trabalho”, como causas do problema, 40% respondem que é o stress. Em suma o stress ocupacional influência a voz do docente. No entanto há pouco interesse por parte dos mesmos para buscar uma qualidade vocal adequada, o objetivo será a prevenção, através de campanhas de sensibilidade a implementarem durante o curso das ciências de educação, na unidade curricular sobre Saúde Vocal dos profissionais, e estratégias destinadas a superar stress ocupacional, nomeadamente dos professores.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectstress ocupacionalpor
dc.subjectvoz do professorpor
dc.subjectdisfoniapor
dc.subjectprevençãopor
dc.subjectsaúde vocalpor
dc.titleO stress e a relação na voz do professorpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia da Linguagem e Logopediapor
dc.identifier.tid201688948por
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