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dc.contributor.advisorReis, Bruno-
dc.contributor.authorCorreia, João Francisco Pupo-
dc.date.accessioned2016-12-28T12:49:00Z-
dc.date.available2016-12-28T12:49:00Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2817-
dc.description.abstractHoje em dia são muitos os desafios que se colocam a um cineasta com formação académica em Cinema. Tendo desenvolvido todo o seu percurso profissional em diversas escolas e universidades, bem como ao serviço de produtoras ligadas às várias áreas do audiovisual, o candidato tem ainda conseguido materializar a sua opção vocacional pelo Cinema em obras da sua autoria, quer como realizador, quer como argumentista. Com efeito, num percurso de mais de quinze anos, o candidato cedo se apercebeu de que, ao ter de transmitir os seus conhecimentos a alunos numa perspectiva teórico-prática, tal lhe aproveitava enquanto autor, por ter de tornar concretizáveis as suas próprias ideias. Por outro lado, ao desempenhar paralelamente actividades enquanto técnico de cinema, tem podido absorver o que de mais actual existe na profissão, ao tomar contacto com as tecnologias de imagem e som sempre em actualização e com os profissionais que constituem as equipas de trabalho necessárias por sua vez à criação cinematográfica. O presente Relatório de Actividade Profissional reflecte o percurso profissional em causa, determinado naturalmente pelas variáveis inerentes ao exercício da profissão de docente nas instituições que serviu, bem como às condições voláteis com que o mercado do audiovisual sempre condicionou a prestação de serviços neste domínio. Numa segunda parte, apresentamos como exemplo autoral o processo de concepção e realização de uma curtametragem, desenvolvida em simultâneo com as actividades profissionais descritas na primeira parte, e por isso sujeita a uma coexistência saudável, quer por motivos económicos quer por questões de ordem metodológica, quer, finalmente, pelo convite ao pragmatismo sem o qual um filme não seria possível. Neste contexto, por ser sido possível e até recomendável, no caso que aqui se trata, desenvolver uma actividade autoral paralelamente ao exercício da docência e da técnica audiovisual, o candidato recorreu ao Departamento de Ciências de Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, onde frequentou a componente lectiva do Mestrado em Ciências da Comunicação. A elaboração do Relatório de Actividade Profissional permitiu não só rever o percurso profissional nele vertido, mas também reflectir sobre o mesmo, extraindo conclusões úteis e importantes para o futuro do candidato. Tal é para nós, em última análise, a importância de retomar e manter o contacto com a universidade: apontar caminhos. As conclusões referidas indicam claramente que essa direcção, aparentemente tripartida, é afinal una: ensinar, filmar e imaginar são os vértices de um triângulo que aponta o melhor caminho para o candidato materializar a sua escolha vocacional original, o melhor caminho para fazer Cinema.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da Comunicaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.titleRelações entre o Percurso Profissional e o Percurso Artístico: Estudo de caso sobre a curta-metragem "Ao Fundo do Túnel"por
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Aplicada. Cinemapor
dc.identifier.tid201461935por
Aparece nas colecções:DCC - Relatórios de Actividade Profissional

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