Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2790
Título: Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
Autor: Campos, Gianni Carla Ferreira Maia e
Orientador: Barbas, Stela
Teixeira, Denilson Victor Machado
Palavras-chave: Defesa do consumidor
Legislação
Serviços de comunicação
Publicidade enganosa
Responsabilidade (Direito)
Data: 29-Set-2016
Resumo: Neste trabalho procurar-se-á analisar o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Ordinária Federal Brasileira n. 8.078/1990), visando à proteção contra publicidade enganosa, métodos utilizados no comercio, que são coercitivos ou desleais e impostos no fornecimento de produtos e serviços, considerando esta proteção como direito básico do consumidor, razão pela qual o respectivo código traz, como regra, a responsabilidade civil objetiva, que é aquela que independe de demonstração de culpa do fornecedor, em qualquer de suas modalidades. Sendo assim, este trabalho busca também analisar mencionada responsabilidade civil, definindo-a frente aos anunciantes, às agências e aos veículos de comunicação envolvidos na publicidade que pode gerar danos aos consumidores. O objetivo a que o trabalho se propõe é verificar se pode ser atribuída responsabilidade civil aos veículos de comunicação que divulgam, veiculam a publicidade quando esta divulgação trouxer algum dano ao consumidor ou, simplesmente, o colocar em situação de risco, mesmo que sejam consumidores indeterminados, analisando esta responsabilidade civil frente ao princípio da confiança, que deve permear toda relação de consumo.
URI: http://hdl.handle.net/11144/2790
Grau: Mestrado em Direito. Especialidade em Ciências Jurídicas
Aparece nas colecções:DDIR - Dissertações de Mestrado

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