Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/2746
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaldanha, José Luís-
dc.date.accessioned2016-09-23T10:15:09Z-
dc.date.available2016-09-23T10:15:09Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.issn2182-4339-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2746-
dc.description.abstractAborda-se o advento do modernismo literário na Argentina, iniciado com a publicação da «revista de parede» que o seu promotor Jorge Luís Borges denominou Prisma e que o mestre argentino - acompanhado de quatro amigos armados com brochas e baldes de cola - aplicou sobre as paredes de Buenos Aires durante a madrugada de 25 de novembro de 1921 (WILLIAMSON, 2004, p.100). Prisma, que consistia de um grande cartaz com textos ultraístas de autores argentinos e espanhóis e xilogravura de Norah Borges (irmã do escritor), antecede outras iniciativas editoriais periódicas que culminarão, dez anos mais tarde, com a notável revista Sur, que Victoria Ocampo fundou, dirigiu e patrocinou. Procede-se no artigo a uma caracterização do vasto alcance que a sua publicação regular entre 1931 e 1971 - que excederá largamente as fronteiras da nação cujo ermo território de estepe se estende mais para Sul no planeta – atingiu, e da importância determinante que desempenhou na vida pessoal e concretização literária da sua mecenas e respetivo círculo de colaboradores e amigos, em particular de Jorge Luís Borges.por
dc.description.abstractThis paper focuses on the rise of literary Modernism in Argentina, upon publication of the “wall journal”, which its founder, Jorge Luís Borges, named Prisma and which the Argentinian writer - together with four of his friends, armed with brushes and buckets of paint - applied to the walls of Buenos Ayres on the eve of the 25th November 1921 (WILLIAMSON, 2004, p.100). Prisma consisted of a big billboard with texts by Ultraist writers from Argentina and from Spain and an engraving by Norah Borges (the writer’s sister) and preceded other periodical publications which, ten years later, would lead to the publication of the journal Sur, founded, directed and sponsored by Victoria Ocampo. This paper aims to describe the journal’s wide range during the years of its publications - between 1931 and 1971 -which would go beyond its national borders and, as well as its crucial relevance in the personal and literary life of its sponsor, collaborators and friends, in particular, Jorge Luís Borges.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherCEACT/UALpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRevista Surpor
dc.subjectModernismo Argentinopor
dc.subjectJorge Luís Borgespor
dc.subjectVictoria Ocampopor
dc.subjectPaisagem de Estepepor
dc.subjectJournal Sur-
dc.subjectArgentinian Modernism-
dc.subjectSteppe Landscape-
dc.titleJorge Luís Borges e Surpor
dc.typearticlepor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleESTUDO PRÉVIO - Revista do Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboapor
degois.publication.volume9por
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:ESTUDO PRÉVIO - 09 [verão 2016]

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP9-Jose_Luis_Saldanha-PDF.pdf887,7 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
EP9-Jose_Luis_Saldanha-EN-PDF.pdf892,82 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.