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dc.contributor.authorGomes, Jorge Filipe da Silva-
dc.contributor.authorAlmeida, Rute Isabel-
dc.date.accessioned2016-09-19T16:17:57Z-
dc.date.available2016-09-19T16:17:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1647-2284-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2702-
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se nove conceitos que são usados com frequência na linguagem do comportamento organizacional, na gestão, e na consultoria. Os termos têm em comum o facto de dizerem respeito aos processos e mecanismos de criação e geração de algo, como sejam imagens, ideias, produtos ou negócios. Partindo de uma necessidade de clarificação conceptual, o artigo aborda, sucessivamente: imaginação, intuição, inspiração, improvisação, criatividade, investigação, invenção, inovação, e empreendedorismo. As ideias são primeiro definidas, realçando-se algumas das relações que estabelecem entre si. Propõe-se depois um modelo holístico e descritivo, em que os níveis de análise e mudança individual e organizacional aparecem unificados através dos conceitos. O texto termina com as principais implicações para a gestão e para as organizações que se podem retirar deste modelo integrado.por
dc.description.abstractThe current paper presents nine concepts that have been extensively used in organisational behaviour, management, and consultancy practice. The concepts share the fact that they all relate to human creative mechanisms and processes, which are involved in the creation of images, ideas, products or businesses. The text is based on the need for a conceptual clarification of the nine constructs. These are: imagination, intuition, inspiration, improvisation, creativity, investigation, invention, innovation, and entrepreneurship. The concepts are first defined and the relationships amongst them are highlighted. Next a holistic and descriptive model unifying the nine constructs is put forward. The text ends exposing the main implication of this integrated framework to management and the organisation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdiualpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/102961/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcriatividadepor
dc.subjectimprovisaçãopor
dc.subjectempreendedorismopor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectcreativitypor
dc.subjectentrepreneurshippor
dc.subjectimprovisationpor
dc.subjectinnovationpor
dc.titleAs bases da criação humana: síntese e implicações para a gestãopor
dc.title.alternativeThe bases of human creation: synthesis and implications for managementpor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage99por
degois.publication.lastPage127por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titlePsiquepor
degois.publication.volumeIXpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://journals.ual.pt/psique/por
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.09(2013)
PSIQUE. Vol.09(2013)

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