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dc.contributor.advisorRoque, Ana-
dc.contributor.authorCaldeira, Cristina Maria de Gouveia-
dc.date.accessioned2013-11-18T16:18:32Z-
dc.date.available2013-11-18T16:18:32Z-
dc.date.issued2013-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/263-
dc.description.abstractO imperativo constitucional identificado no artigo 1.º, fundamenta o entendimento que toda a matéria dos direitos fundamentais visa a prossecução de valores que enformam a dignidade humana e a edificação de um Estado humano. Partindo desta âncora, procede-se a uma reflexão centrada no quadro democrático do pós-revolução de 1974 sobre a liberdade de educação e direito à educação. São direitos fundamentais, profundamente interligados e plasmados na Constituição Portuguesa de 1976 que vêm sendo estudados em referência ao Estado socialmente prestacional. Contudo, hoje o texto constitucional permite-nos transformar certas obrigações do Estado e da Sociedade Civil em contrapartidas directas à realização ou efectivação de direitos sociais, em áreas como a educação. O Estado já não é mais o único e exclusivo titular dos deveres constitucionais, tendo antes o poder/dever de recorrer à cooperação de entidades privadas e de organizações sociais e internacionais, desde que salvaguardados os poderes públicos, impostos constitucionalmente (artigo 9.º CRP). Sem esquecer que o Estado perante a Constituição é ainda um limite e um ponto de partida, exigir mais direitos económicos, sociais e culturais significa somente mais direitos de participação por parte das pessoas e dos grupos sectoriais na sociedade civil onde se inscrevem, argumentos que abrem caminho à inserção das políticas educativas nas suas novas articulações com a comunidade. Deste modo, a cláusula constitucional de bem-estar não exclui um modelo de satisfação complementar de necessidades colectivas entre iniciativa pública e privada devendo envolver a adopção de uma postura de pura subsidiariedade da intervenção do Estado.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConstituiçãopor
dc.subjectdignidade humanapor
dc.subjectdireitos fundamentaispor
dc.subjectliberdade de educaçãopor
dc.subjectdireito à educaçãopor
dc.subjectsubsidiariedade do Estado na educaçãopor
dc.titleLiberdade de educação e direito à educação: perspectivas constitucionais e políticaspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewednopor
dc.identifier.tid101362250-
Aparece nas colecções:BUAL - Teses de Doutoramento
DDIR - Teses de Doutoramento

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