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dc.contributor.advisorSantos, Denise Capela dos-
dc.contributor.advisorVilelas, José-
dc.contributor.authorTomás, Alzira da Conceição Juliana Neves-
dc.date.accessioned2016-06-14T14:46:43Z-
dc.date.available2016-06-14T14:46:43Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2635-
dc.description.abstractNa atual situação empresarial, representada pela procura de inovações e pelo investimento no crescimento de novas competências e tecnologias, não parece aconselhável medir o desempenho organizacional apenas no curto prazo, utilizando só medidas financeiras. Os sistemas de saúde são formados por organizações de saúde, que enfrentam todos os problemas que pertencem a qualquer outro tipo de organização, desde o equilíbrio entre despesas/receitas, até aos problemas na gestão dos cuidados, onde a medição do desempenho de forma integrada, é essencial para a saúde da população. Com este estudos pretendemos avaliar o grau de controlo de gestão na administração do hospital provincial do Moxico (Angola) e analisar as técnicas de controlo de gestão utilizadas pela gestão do topo do hospital provincial do Moxico. A fase empírica foi realizada em dois hospitais: Hospital Geral do Moxico e Maternidade Provincial do Moxico, onde se aplicou um inquérito a 78 gestores. No tratamento dos dados, verificou-se que a perspetiva interna, financeira, cliente e aprendizagem e desenvolvimento, influenciavam positivamente o desempenho organizacional e esta relação foi estatisticamente significativa. Podemos verificar que os resultados, em média, são semelhantes para todas as dimensões, sendo este grau de influência ligeiramente superior para a Perspetiva Interna (PI), seguida da Perspetiva de Cliente (PC) e da Perspetiva de Aprendizagem e Desenvolvimento (PAD) diminuindo ligeiramente o valor para a Perspetiva Financeira (PF), apresentando todas um valor claramente superior ao ponto intermédio da escala de medida. Deste modo, pode-se concluir que o Balanced Scorecard, ao utilizar estas perspetivas para medir o desempenho, é uma ferramenta útil para o controlo de gestão de hospitais em Angola. Contudo, ao longo da pesquisa, verificámos que os hospitais em estudo utilizavam o relatório para o controlo de gestão. Falar do controlo de gestão em hospitais é fundamental para garantir que as atividades de uma empresa se realizem da forma pretendida pelos membros da organização e contribuir para a manutenção e melhoria da competitividade e obtenção das estratégias, planos, programas e operações, de acordo com as necessidades identificadas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectControlo de gestãopor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectAdministração hospitalarpor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.titleControlo de gestão em administração hospitalar: o balanced scorecard como ferramenta de eleição para hospitais angolanos.por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewednopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas. Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial-
dc.identifier.tid201244276-
Aparece nas colecções:BUAL - Dissertações de Mestrado
DCEE - Dissertações de Mestrado

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