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dc.contributor.advisorCorreia, Abel-
dc.contributor.advisorBarros, Carlos Alberto Pestana-
dc.contributor.authorPedragosa, Vera-
dc.date.accessioned2016-05-03T12:42:26Z-
dc.date.available2016-05-03T12:42:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPedragosa, V. (2012). Satisfação e fidelização em ginásios e health clubs : estudo das expetativas, das emoções e da qualidade. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/2599-
dc.descriptionDoutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desportopor
dc.descriptionDocumento com anexos disponível em UTL Repository - http://hdl.handle.net/10400.5/5040por
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo o estudo da influência das expetativas, das emoções e da qualidade na satisfação e, a satisfação, na fidelização dos sócios em ginásios e health clubs. A amostra foi composta por 980 sócios de ginásios e health clubs privados da área metropolitana de Lisboa. Utilizou-se um teste piloto, onde através da análise fatorial exploratória, se definiu o questionário final para a recolha dos dados. No tratamento dos dados utilizámos a análise fatorial confirmatória e o modelo de equações estruturais. Os resultados sugerem que atributos da qualidade (instalações e tempo de espera), as emoções experienciadas (positivas e negativas) e as expetativas influenciam significativamente a satisfação global. A satisfação global apresenta uma relação significativa com a frequência, a intenção de recompra e a intenção de recomendação. Os resultados não confirmam a importância do horário e dos recursos humanos, que de acordo com a literatura não devem ser ignorados. Os gestores devem aperfeiçoar processos para diminuir os tempos de espera para equipamentos, aulas e receção, e diminuir as emoções experienciadas de culpa, trémulo e amedrontado, porque afetam negativamente a satisfação. Esta investigação é um contributo importante para académicos, estudantes e profissionais que estudam e atuam na indústria do fitness.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectqualidadepor
dc.subjectemoçõespor
dc.subjectexpetativaspor
dc.subjectsatisfaçãopor
dc.subjectfidelizaçãopor
dc.subjectfitnesspor
dc.subjectcomportamentospor
dc.subjectatitudespor
dc.subjectginásiospor
dc.subjecthealth clubspor
dc.titleSatisfação e fidelização em ginásios e health clubs : estudo das expetativas, das emoções e da qualidadepor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:BUAL - Teses de Doutoramento
DCEE - Teses de Doutoramento

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