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http://hdl.handle.net/11144/2365
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pires, Mónica | - |
dc.contributor.advisor | Nunes, Odete | - |
dc.contributor.author | Henriques, Sandra Cristina Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-06T13:18:37Z | - |
dc.date.available | 2016-01-06T13:18:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/2365 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório reflete o trabalho de estágio académico desenvolvido no ano letivo de 2010 com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento. O estágio decorreu num hospital público no âmbito da pediatria e desenvolvimento com a duração de 14 meses perfazendo um total de 617 horas. A revisão de literatura compreende a intervenção e avaliação psicológica com crianças e adolescentes, e contextualiza as atividades desenvolvidas assistenciais e formativas, assim como os casos clínicos acompanhados e apresentados em maior profundidade. A intervenção surge no âmbito da psicologia clínica na infância e adolescência em contexto hospitalar ambulatório, em equipas multidisciplinares que permitiram integrar diferentes perspetivas clínicas sobre uma realidade, a criança e família em sofrimento. Permitiu ainda, alargar os conhecimentos ao nível do psicodiagnóstico, terapêutica, prevenção e prognóstico das principais perturbações pedopsiquiátricas, assim como de compreender a importância do psicólogo clínico numa equipa multidisciplinar de saúde mental infantil. As problemáticas mais prevalentes foram: hiperatividade com défice de atenção e as dificuldades de aprendizagem. Na intervenção psicológica realizada foram utilizadas várias ferramentas e metodologias, avaliação psicológica (entrevista, observação clínica, e aplicação de testes psicológicos) e o acompanhamento psicológico inspirado na ludoterapia centrada na criança. Os casos apresentados são discutidos salientando a nossa perspetiva, sendo necessário estar com e “centrado no cliente”, nas suas idiossincrasias, reconhecendo que a fonte de todo o conhecimento reside na vivência intersubjetiva entre o cliente e o psicólogo (Rogers, 2004/1951). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Psicologia clínica | por |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | por |
dc.subject | Saúde mental infantil | por |
dc.title | Intervenção psicológica na infância e adolescência em ambiente hospitalar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia. Especialidade em Psicologia Clínica e de Aconselhamento | - |
dc.identifier.tid | 201009277 | - |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Relatorio Estágio 2015.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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