Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/192
Título: | Educação «à bolonhesa»: Processo de Bolonha: o ex-libris das sociedades educativas europeias |
Autor: | Lopes, Paula |
Palavras-chave: | Educação Sociologia da Educação Ensino Superior Processo de Bolonha |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade da Beira Interior |
Resumo: | A educação tem vindo a tornar-se, particularmente nesta primeira década do século XXI, tema central de debate público nas sociedades europeias contemporâneas. Após a aposta na expansão (alargamento e prolongamento) da escolarização das populações, eis a aposta na certificação de competências e na qualificação, numa clara estratégia de educação para a mudança e para o progresso, mas também para a incerteza e para o risco. Os pressupostos mais educação corresponde a mais desenvolvimento e mais investimento na educação corresponde a mais crescimento económico (Magalhães, 1995: 112) – i.e., níveis de escolarização mais altos vão de par com padrões mais elevados de desenvolvimento (Machado, Costa, 1998: 24) – traduzem-se hoje num crescimento exponencial do papel da qualificação. A educação é vista como “o melhor e principal instrumento para ajudar as pessoas a prepararemse para uma vida plena, uma cidadania participativa, uma posição económica digna e suficiente, uma convivência não conflituosa, uma apreciação adequada da cultura e das relações sociais em constante processo de mudança” (Enguita, 2007: 21). |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/192 |
ISSN: | 1646-3137 |
Versão do editor: | http://bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-a-bolonhesa.pdf |
Aparece nas colecções: | BUAL - Artigos/Papers DCC - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacao-a-bolonhesa.pdf | 112,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.