Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/1622
Título: Internacionalização e comércio externo
Autor: Patacão, Helena
Data: 2005
Editora: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: No contexto actual da economia portuguesa falar de internacionalização e comércio externo só faz sentido se analisado através das relações comerciais que as nossas empresas mantêm e desenvolvem com países que não pertencem à União Europeia. De facto, no espaço da União este conceito está claramente ultrapassado pela inexistência de poder de reserva de mercados, entendido no sentido da capacidade que um país tem de delimitar as suas relações comerciais externas (Amado da Silva, 1999). Aceitando este pressuposto, cabe então analisar a evolução do comércio externo de Portugal apenas com os países que não são membros da União Europeia, tendo contudo presente que mesmo nesta vertente a política comercial externa da União Europeia delimita, pelo menos parcialmente, a autonomia do nosso país. Cabe no entanto, às nossas empresas explorar o potencial desses mercados, aproveitando e criando vantagens competitivas.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/1622
ISBN: 972-8892-28-4
Versão do editor: http://janusonline.pt/2005/2005_2_4.html
Aparece nas colecções:BUAL - Artigos/Papers
OBSERVARE - JANUS 2005 - A guerra e a paz nos nossos dias

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_janus2005_2_4.doc282 kBMicrosoft WordVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.