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http://hdl.handle.net/11144/155
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, José Manuel Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Andrade, José Manuel Serra de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-10T12:02:32Z | - |
dc.date.available | 2013-09-10T12:02:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/155 | - |
dc.description.abstract | “O comércio é a principal fonte de riqueza das Nações e o mesmo não pode prosperar sem uma legislação adequada às suas diferentes necessidades” - Ferreira Borges. A literatura jurídica nacional em matéria de direito marítimo é escassa, quase praticamente reduzida às lições universitárias, às dissertações de acesso ao magistério ou à escassa colaboração teórica de algumas revistas de irregular periodicidade, especialmente se a compararmos com a proliferação da nossa legislação tributária. Com este trabalho procurou-se pesquisar e analisar as várias formas de intervenção e posicionamento das Alfândegas e a sua sustentação jurídica, articulada com os comandos internacionais, proporcionando uma visão integrada, relativamente ao Mar e aos portos nacionais que constituem um instrumento político fundamental e uma infra-estrutura essencial ao desenvolvimento da economia. O Regulamento das Alfândegas de 1941 e a Reforma Aduaneira de 1965 constituem-se, ainda hoje, como os pilares da legislação aduaneira nacional. A legislação convencional e o direito comunitário, entretanto publicados, determinam a sua actualização e substituição por um Regulamento ou Código, que para além da manutenção das normas ainda em vigor contempladas naquela legislação base, inclua também a legislação avulsa entretanto publicada e faça a necessária articulação com o direito internacional. Neste contexto crucial torna-se igualmente necessário que Portugal defina as estratégias e os mecanismos que permitam optimizar, numa perspectiva integrada, os recursos do oceano e das zonas e actividades costeiras promovendo o desenvolvimento das actividades económicas, o emprego e a protecção do património natural e cultural e aproveite o potencial das actividades tradicionais – transportes marítimos, pesca, construção naval, transformação de pescado e turismo – e também das actividades novas como a agricultura off-shore, energia das ondas e das marés, eólicas e biotecnologia, áreas em que as Alfândegas deverão retomar o seu papel de regulador da política económica. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Direito marítimo | por |
dc.subject | Alfândegas | por |
dc.title | Direito marítimo aduaneiro. Realidades e perspectivas | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado DDIR - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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