Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/1467
Título: As delegações ICEP e API na diplomacia económica
Autor: Morais, Henrique
Data: 2006
Editora: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: No texto anterior pretendeu-se evidenciar a lógica de funcionamento das embaixadas anterior ao modelo de diplomacia económica esboçado recentemente. Face àquele enquadramento, a promoção externa do comércio, do turismo e do investimento foi sendo assegurada ao longo dos anos pelo ICEP, regra geral a partir da participação em feiras internacionais naquelas áreas e da criação de programas específicos de apoio à internacionalização, como, – só para citar algumas das iniciativas mais recentes –, os programas Mais Quota Internacional e Marcas Portuguesas de Comércio. De permeio surgiram algumas iniciativas que envolveram outras instituições, designadamente o Núcleo Empresarial de Promoção Externa, criado em 2003 a partir de uma parceria entre o ICEP, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP), com o objectivo prioritário de promover o aumento das exportações nacionais.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/1467
ISBN: 989-619-020-8
Versão do editor: http://janusonline.pt/2006/2006_3_2_7.html
Aparece nas colecções:OBSERVARE - JANUS 2006 - A nova diplomacia

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