Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/138
Título: A apologia da preeminencia da arte da esculptura, sobre a de fundir estatuas de metal de Joaquim Carneiro da Silva : notas sobre a questão do estatuto do artista no final de setecentos
Autor: Faria, Miguel Figueira de
Palavras-chave: Escultura
Joaquim Carneiro da Silva
Data: 2003
Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Citação: FARIA, Miguel Figueira de - A apologia da preeminencia da arte da esculptura, sobre a de fundir estatuas de metal de Joaquim Carneiro da Silva : notas sobre a questão do estatuto do artista no final de setecentos. In: Revista da Faculdade de Letras: Ciências e Técnicas do Património. - Porto : Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de Ciências e Técnicas do Património. - ISSN 165-4936. - I Série, vol. 2 (2003), p. 687-702.
Resumo: As poucas notas que os biógrafos de Carneiro da Silva (1727-1812) nos deixaram indicam a cidade do Porto como seu local de nascimento, notí- cia que nos é oferecida por Cirilo Volkmar Machado. A informação do autor da Colecção de Memórias… é passível de confirmação e de amplia- ção por duas vias. A primeira através do testamento do artista em que se identifica como: "filho Legitimo de Manoel Carneiro da Silva, e de Anna Marques das Neves natural da Cidade do Porto …" acrescentando-se aqui ao local de nascimento a sua filiação; a segunda vertida na legenda de um retrato executado pelo seu discípulo Gregório Francisco de Queiroz [fig. n.º 1], em que se pode ler: "nasceu no Porto em 25 de Julho de 1727"1 , oferecendo-nos uma data objectiva omissa na documentação anteriormente referida.
URI: http://hdl.handle.net/11144/138
ISSN: 165-4936
Aparece nas colecções:BUAL - Artigos/Papers
DH - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miguel Figueira de Faria_ Joaquim Carneiro da Silva.pdf384,56 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.