Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/1353
Title: | Bolonha e a derrota de Napoleão |
Authors: | Amorim, Fernando |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
Abstract: | O sistema de ensino superior francês, conhecido como “modelo napoleónico”, foi concebido numa época marcada pela construção de um Estado fortemente centralizado e burocratizado que, a par da disseminação das ideias revolucionárias liberais, a partir do século XIX, ajudou a criar uma imagem de sofisticação cultural e intelectual que atravessou várias gerações e que perdura, apesar de tudo, numa certa elite europeia. Esta característica mantém-se, detendo o Estado a responsabilidade e a tutela sobre o ensino superior, nomeadamente no que respeita, não apenas ao ensino, como também à garantia da qualidade da formação e dos diplomas. Sob a tutela do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação (MENESR) encontra-se cerca de 80% da formação pós-secundária e superior francesa. (universidades, escolas superiores e classes pós-bacharelato dos liceus) |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/1353 |
ISBN: | 989-619-020-8 |
Publisher Version: | http://janusonline.pt/2006/2006_2_1_4.html |
Appears in Collections: | OBSERVARE - JANUS 2006 - A nova diplomacia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
artigo_janus2006_2_1_4.doc | 263 kB | Microsoft Word | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.