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dc.contributor.authorBorges, Paulo-
dc.date.accessioned2015-06-23T15:36:38Z-
dc.date.available2015-06-23T15:36:38Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.isbn989-619-094-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/1270-
dc.description.abstractDesde sempre as culturas orientais geraram na consciência ocidental um misto de atracção e repulsa, como uma das suas principais representações da alteridade, menos derivada de um interesse real pelo outro do que da projecção nele da imagem, “muitas vezes invertida”, que o ocidental de si tem (1). Esta invenção ocidental do “Oriente”, que sacrifica numa imagem genérica a grande diversidade das culturas orientais – sem o paradigma dominante que permite falar de “cultura ocidental” – , está hoje em declínio, pelo contacto mais directo entre ocidentais e orientais e pelo conhecimento mais científico das culturas destes, embora com fortes resistências. Dir-se-ia que a identidade europeia e ocidental carece dessa “imagem” e “ideia” contrastante e especular que é o “Oriente” (2).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA influência das espiritualidades orientais no Ocidentepor
dc.typearticlepor
degois.publication.titleJanus 2007 : Religiões e política mundialpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://janusonline.pt/2007/2007_4_2_11.htmlpor
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