Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/836
Title: A cultura e a criatividade sobem de valor
Authors: Mendes, João Maria
Issue Date: 2011
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: OS ESTUDOS EUROPEUS (e/ou tendo como objecto os Estados membros da UE), publicados desde 2006, sobre a importância da cultura nas economias contemporâneas, convergem no sentido da valorização sensível das actividades artísticas, culturais e criativas. Já o relatório The Economy of Culture in Europe, desse ano, mostrava que as actividades culturais representavam em média 2,6% do PIB europeu, atingindo ou ultrapassando os 3% em países como o Reino Unido, a França e a Dinamarca. Também em Portugal, um estudo encomendado pelo Ministério da Cultura à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados, e divulgado em Janeiro de 2010, revela que o “Sector Cultural e Criativo” (SCC) gerou, em 2006, 2,8% de toda a riqueza criada em Portugal, sendo responsável por um valor acrescentado bruto (VAB) de 3.691 milhões de euros. A relativa surpresa causada pelo atingimento deste valor justifi ca, para os autores do estudo, uma nova atenção ao papel da cultura e da criatividade na economia nacional.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/836
ISBN: 978-989-619-221-1
Publisher Version: http://janusonline.pt/popups2011_2012/2011_2012_1_21.pdf
Appears in Collections:BUAL - Artigos/Papers
OBSERVARE - JANUS 2011-2012 - Portugal num mundo em mudança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A cultura.pdf237,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.