Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/827
Title: Redes sociais: comunicação e mudança
Authors: Cardoso, Gustavo
Lamy, Cláudia
Issue Date: 2012
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: A INTERNET, os seus blogues e as redes sociais deram-nos outros olhares sobre o Irão; nos EUA a escolha de um candidato a vicepresidente foi anunciada via SMS; em Mo- çambique a revolta popular de Setembro de 2010 foi organizada via SMS e acompanhada em Maputo e no mundo via Facebook. O modelo comunicacional, que parece caracterizar as nossas sociedades contemporâneas, é formado pela capacidade de globalização comunicacional, juntamente com a interligação em rede dos meios de comunicação de massa e interpessoais e, consequentemente, pela emergência de mediação em rede sob diferentes padrões de interac- ção. Esses padrões poderão tomar a forma de Auto-comunicação de Massa (Castells, 2009), que tem lugar quando utilizamos o Twitter, blogues ou SMS; de Comunica- ção Interpessoal Multimédia, que acontece quando usamos o MSN ou o Google Chat ou mesmo o Skype; de Comunicação Mediada de Um para Muitos, quando usamos o Facebook com os nossos “amigos”; e, claro está, os casos de comunicação de massa e comunicação interpessoal não mediada
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/827
ISBN: 978-989-619-221-1
Publisher version: http://janusonline.pt/popups2011_2012/2011_2012_1_13.pdf
Appears in Collections:OBSERVARE - JANUS 2011-2012 - Portugal num mundo em mudança
BUAL - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo Cardoso.pdf326.51 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.