Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/821
Title: Os grandes grupos de informação e de comunicação no mundo
Authors: Rebelo, José
Issue Date: 2012
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: A GLOBALIZAÇÃO económica, fi nanceira e política, que marcou o virar de século, teve uma dupla incidência, ao nível dos consumos e ao nível do funcionamento do aparelho produtivo. Ao nível dos consumos, padronizando, homogeneizando vontades e estilos de vida: da grande cidade à minúscula aldeia. Ao nível do aparelho produtivo, deslocalizando as unidades fabris: tudo poderia ser produzido e tudo poderia ser comercializado em qualquer ponto do globo. Importava, para o efi caz funcionamento do sistema, superar os constrangimentos associados à existência do Estado-nação. Importava, por outro lado, fazer rodar uma nova estrutura empresarial baseada na concentração da instância de decisão e na dispersão geográfi ca de antenas ou fi liais dessa instância concentrada. Gradualmente, verifi cou-se a “deslocação do poder e tomada de decisões para locais cada vez mais distantes daqueles onde os efeitos dessas decisões se fazem sentir” (Klein, 2002: 492)
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/821
ISBN: 978-989-619-221-1
Publisher Version: http://janusonline.pt/popups2011_2012/2011_2012_1_7.pdf
Appears in Collections:BUAL - Artigos/Papers
OBSERVARE - JANUS 2011-2012 - Portugal num mundo em mudança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Rebelo.pdf227,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.