Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/694
Título: | Crianças e jovens institucionalizadas: visitas a casa e impacto emocional |
Autor: | Eira, Sandra Sofia Ferreira da |
Orientador: | Pedro, António Mendes |
Palavras-chave: | Criança Jovens Institucionalização Emoções |
Data: | 10-Nov-2014 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar o impacto emocional que as visitas a casa têm nas crianças e jovens institucionalizadas.Neste âmbito, visa analisar em que medida o tipo de emoções (positivas e negativas) sentidas pelos educandos e o comportamento dos mesmos se altera em função das visitas a casa e a influência que o comportamento tem no seu aproveitamento escolar. Participaram neste estudo 38 crianças e 16 funcionários do Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Catarina e Santa Clara da Casa Pia de Lisboa, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. Os dados foram recolhidos através de um Questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e do Positive and Negative Affect Schedule(PANAS-N). Os resultados obtidos revelam que a afetividade positiva e negativa sentida pelos educandos não se se altera em função das idas a casa. Por outro lado, o comportamento encontra-se inversamente associado com as visitas, o que nos leva a afirmar que quanto mais vezes os educandos vão a casa, menores serão as alterações no seu comportamento tanto na residência de acolhimento, como na escola e nas atividades extracurriculares. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/694 |
Grau: | Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Sandra da Eira.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.