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Título: Obtenção do diagnóstico de autismo: uma análise breve da experiência dos pais
Autor: Cordeiro, Giulia Francisca Sarantakos
Orientador: Kulari, Genta
Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo
stress parental
suporte social
experiência de diagnostico
idade dos pais
Data: 8-Abr-2024
Resumo: A literatura evidencia que os pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo possuem diversos obstáculos ao procurarem profissionais para diagnosticarem e acompanharem os seus filhos, o que acarreta em altos níveis de stress parental e a necessidade de haver suporte social na vida destas famílias. Com este estudo pretendeu-se analisar a experiência de 40 pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo na obtenção do diagnóstico dos seus filhos e a relação da mesma com as variáveis Stress Parental e Suporte Social Funcional. Para a avaliação das variáveis deste estudo quantitativo transversal aplicou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Stress parental e o Questionário do Suporte Social Funcional com pais entre 25 a 55 anos, que tenham filhos que obtiveram um diagnóstico oficial de autismo. Como resultados do estudo, observou-se que conforme a idade dos progenitores vai aumentando, o nível de stress parental, preocupações parentais, faltas de controlo e medos e ansiedades diminuem. Em relação ao processo de obtenção do diagnóstico e os níveis de suporte social, quanto maior a idade dos filhos nas primeiras preocupações maior foi o suporte social funcional que os pais receberam. Existe uma correlação estatisticamente significativa negativa entre o stress parental e o suporte social. A idade dos pais e o suporte social funcional explicam 35.1% da variância do stress parental. Existem diferenças estatisticamente significantes entre a dimensão de suporte social condicional e os níveis baixo e intermédio de stress parental. Foi ainda identificado uma diferença estatisticamente significante entre o stress parental e o diagnóstico obtido na terceira consulta. Não se observaram diferenças significativas nos níveis de stress parental e de suporte social referente ao género dos pais. Existem poucos estudos a explorar a experiência dos pais de crianças com o diagnóstico de autismo em Portugal e também em nível internacional. Portanto, o presente estudo tem como finalidade preencher esta lacuna e prover informações sobre o stress parental ao longo do processo de obtenção do diagnóstico dos filhos. Além disso é necessário haver futuramente formas de intervenção especializadas para as crianças e para alertar a necessidade do suporte social a estas famílias, seja através de familiares, amigos ou grupos de apoio.
URI: http://hdl.handle.net/11144/6856
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento
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