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http://hdl.handle.net/11144/6723
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Brites, Rute | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Cristina Pinheiro Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-04T16:03:23Z | - |
dc.date.available | 2024-01-04T16:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/6723 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório está inserido no âmbito do estágio curricular académico, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, conferido pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem como objetivo explanar todo o trabalho e as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio, o qual decorreu em contexto educacional, mais precisamente em duas escolas, uma pública e uma privada, em cidades diferentes. O tema deste relatório é a “Ausência do Pai”, uma vez que este foi o elemento comum entre as crianças que acompanhei. Mahler (1993, citado por Benczik, 2011) sustenta que o papel paterno no desenvolvimento da criança e o contacto pai-filho são relevantes, sendo uma das condições decisivas para o desenvolvimento social e da cognição, uma vez que proporciona uma maior capacidade de aquisição e inserção da criança na sociedade. Silva et al. (2008) fazem referência a alguns autores que analisaram determinadas variáveis que têm sido alvo de estudos quanto às famílias e o desenvolvimento infantil. No que concerne aos fatores de risco para o desenvolvimento infantil, os atributos da criança, da família e do ambiente são fatores que diminuem a possibilidade da criança se tornar competente e desenvolver o bemestar (Erikson & Kurz-Riemmer, 1999), que, por conseguinte, amplificam probabilisticamente a ocorrência de resultados desfavoráveis e inconvenientes (Reppold et al., 2002). Neste sentido, este relatório irá relatar a importância da família no desenvolvimento das crianças, o desenvolvimento psicoafetivo segundo a Teoria de Hipólito e as problemáticas infantis relevantes para a intervenção e de que forma tudo isto se relaciona, assim como as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente as formações complementares, as atividades psicoeducativas e as sessões de sensibilização. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Psicologia Clínica | pt_PT |
dc.subject | Contexto Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ausência do pai | pt_PT |
dc.subject | Importância da Família | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Psicoafetivo | pt_PT |
dc.title | A ausência do Pai | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203418930 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Relatório de Estágio_Ana Cristina Nascimento_versão final.pdf | 938,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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