Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6704
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastelo, Pedro-
dc.date.accessioned2023-12-11T10:51:44Z-
dc.date.available2023-12-11T10:51:44Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.issn2182-4339-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6704-
dc.description.abstractEste artigo foca-se nos intercâmbios da cultura arquitetónica moderna que aconteceram a partir de meados do século XX entre a América do Sul, em particular o Brasil, e Portugal. Esta breve análise suportar-se-á nos elementos que constituíram a receção e a disseminação dessa mesma cultura em diversas publicações da especialidade, particularmente através das revistas periódicas existentes na altura. O objetivo é o de reconstituir um percurso de relações entre os dois hemisférios que aconteceram num período da história relativamente recente da arquitetura, através de um levantamento detalhado dos seus momentos-chave. Quando analisados pela perspetiva daquilo que se publicou, esses instantes de influência cultural e artística, por serem escassos, mas nem por isso irrelevantes, tornam-se mensuráveis e importantes para a revisão histórica dos processos de contacto entre as duas geografias. Uma análise minuciosa pode oferecer-nos uma perspetiva mais realista dos processos de produção e transferência de conhecimento que aconteceram ao longo de um período de intenso desenvolvimento. Por um lado, pretendemos rever o conteúdo dessas relações entre Portugal e o Brasil no campo da arquitetura, e por outro estabelecer um quadro crítico de como essa relação passou a ser entendida dentro de mitologias históricas afetadas por fenómenos da psicologia coletiva pós-colonial. Nesse processo iremos observar as características dessas influências, não só do ponto de vista estético e criativo, com as suas nuances diversas, mas também enquanto modelo intelectual e ideológico de produção e desenvolvimento urbano e social, que ao atravessar fronteiras se tornou prevalente e hegemónico. Começaremos por identificar brevemente o papel fundamental de determinadas publicações na disseminação e reconhecimento internacional de uma arquitetura moderna arrojada, a par com as produções dos grandes mestres do movimento moderno do pós-guerra, e que se constituiu como sendo caracteristicamente brasileira. De seguida consideraremos o modo como estes foram recebidos em Portugal e reportados primeiro pela revista ARQUITETURA, e depois pela revista BINÁRIO, onde aprofundaremos o estabelecimento de um intercâmbio mais estruturado entre Portugal e Brasil, com uma cobertura mais extensa e regular feita por esta última. Concluiremos com um comentário sobre estes processos e do que eles podem significar para nós hoje.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCEACT/UALpt_PT
dc.relation.ispartofseries23;-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitetura Brasileirapt_PT
dc.subjectIntercâmbios de Arquiteturapt_PT
dc.subjectDisseminação Culturalpt_PT
dc.subjectPublicações de Arquiteturapt_PT
dc.titleReceção e comentário sobre a cultura arquitetónica moderna brasileira em Portugal. Uma breve análise a partir de duas publicações periódicas de arquiteturapt_PT
dc.title.alternativeReception and Commentary on Brazilian Modern Architectural Culture in Portugal. A Brief Analysis from Two Periodicals on Architecturept_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage80pt_PT
degois.publication.lastPage105pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleEstudo Préviopt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/2182-4339/23.5-
Aparece nas colecções:ESTUDO PRÉVIO - 23 [verão 2023]

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP23-Pedro-Castelo-PT.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
EP23-Pedro-Castelo-EN.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons