Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/651
Title: O Processo de Socialização Militar na Academia da Força Aérea e a Nação - Lição Inaugural na Abertura do Ano Lectivo da AFA 92-93
Authors: Fraga, Luís Alves de
Keywords: Sociologia
Sociologia Militar
Academia da Força Aérea
Força Aérea Portuguesa
Guerra
Nação
Pátria
Camões
Mouzinho de Albuquerque
Issue Date: 1992
Publisher: Força Aérea Portuguesa
Citation: FRAGA, Luís Alves de - O Processo de Socialização Militar na Academia da Força Aérea e a Nação - Lição Inaugural na Abertura do Ano Lectivo da AFA 92-93. Mais Alto - Revista da Força Aérea. n.º 280 (Novembro/Dezembro 1992) p. 4-8.
Abstract: Sendo uma Lição de Sapiência o texto pretende, em poucas palavras, resumir o processo de socialização militar que se pratica na Academia da Força Aérea de forma a perceber-se como, afinal, toda a preparação exigida aos alunos os encaminha para o serviço da vontade nacional, isto é, o serviço da Nação. O eixo central da temática suporta a explicação de um processo lento mas muito seguro — resultado de uma experiência empírica com mais de cem anos — de transformar um jovem civil com vocação castrense em um oficial capaz de tomar decisões e gerir homens e violência nos momentos em que a Nação lhes exige sacrifícios extraordinários. O texto põe a nu, nas suas linhas mais essenciais, toda a instrução pela qual passam os alunos da Academia da Força Aérea durante o curso, deixando antever como acções, por vezes muito simples, contribuem para a socialização militar do futuro oficial. Nada do que se passa dentro do aquartelamento acontece por acaso; tudo tem uma finalidade: servir com denodo a causa da Pátria.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/651
ISSN: 0870-0370
Appears in Collections:DRI - Artigos/Papers
BUAL - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lição Inaugural de 1992.pdf78.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.