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http://hdl.handle.net/11144/5363
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coelho, J. | - |
dc.contributor.author | Faísca, Luís | - |
dc.contributor.author | Ros, A. | - |
dc.contributor.author | Carmo, C. L. | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T15:30:02Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T15:30:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-01 | - |
dc.identifier.issn | 2183-4806 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5363 | - |
dc.description.abstract | O conceito de perfecionismo tem originado cada vez mais interesse por parte de muitos investigadores e clínicos, sendo consensual a necessidade de compreender melhor o papel das cognições perfecionistas no desempenho de determinada tarefa. Assim, o principal objetivo deste estudo, com design quasi-experimental, foi compreender de que forma as cognições perfecionistas influenciam o desempenho de jovens universitários, com diferentes níveis de perfecionismo, numa tarefa de revisão de texto. Num primeiro momento, foram avaliados os níveis de perfecionismo de 258 estudantes com a versão reduzida da Escala Quase Perfeita (SAPS). Num segundo momento, foram selecionados os participantes com níveis mais elevados (n= 12) e mais baixos de perfecionismo (n= 20). Os estudantes preencheram a Escala Quase Perfeita (APS), o Inventário de Cognições Perfecionistas (PCI), a Escala Multidimensional de Perfecionismo (HMPS) e realizaram uma tarefa de revisão de texto. Os resultados mostraram que, no geral, os perfecionistas demoraram mais tempo na conclusão da tarefa e que participantes com níveis mais elevados de perfecionismo apresentavam uma eficácia reduzida na deteção de erros na tarefa, demonstrando a importância de considerar o tempo investido, os erros e o viés de resposta ao investigar a relação perfecionismo-desempenho. Concluiu-se que os níveis de perfecionismo demonstram ser inversamente proporcionais à eficiência, corroborando estudos anteriores. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perfecionismo | pt_PT |
dc.subject | Cognições perfecionistas | pt_PT |
dc.subject | Desempenho | pt_PT |
dc.subject | ; Estudantes universitários. | pt_PT |
dc.title | Cognições perfecionistas no desempenho de uma tarefa de revisão de texto numa amostra de jovens-adultos universitários | pt_PT |
dc.title.alternative | Perfect cognitions in the performance of a text review task in a sample of young adults from the university | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 74 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 95 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | PSIQUE - Anais de Psicologia | pt_PT |
degois.publication.volume | Vol. 17, nº1 | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVII.NT.3 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.17,Nº1(2021) PSIQUE. Vol.17, nº1(2021) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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